QUERO SER AGENTE DO DÍZIMO


  CONHEÇA O DÍZIMO


O que é o dízimo?

“É uma pergunta que muitos fazem: “Quanto devo ‘pagar’? O que é o dízimo? Como devo contribuir?
É bom esclarecermos, de início, que dízimo não se paga. Com o dízimo se contribui. Quando pensamos dessa forma, até a linguagem muda de aspecto. É bom utilizar-mos a linguagem da Bíblia para falar sobre o dízimo.
A Bíblia fala em trazer o dízimo.O Dízimo é dízimo porque o Senhor assim o quis.
Dízimo vem de 10% daquilo que se ganha mensalmente.
Dízimo é simplesmente uma questão de fazer a experiência com Deus.
Dízimo é comunhão e partilha, mas, para chegar a isso, é necessário educar a fé “Todos tinham tudo em comum e repartiam seus bens entre os necessitados” (At 2,44-45).

O dízimo é bíblico?

Sem dúvida alguma, nada melhor do que entender que o dízimo é de origem bíblica. Só podemos compreender Um dízimo que tenha embasamento na Palavra de Deus. Assim entendido, desfazem-se todas as dúvidas sobre essa forma de contribuição.
A Bíblia está cheia de referências sobre o dízimo, ofertas, coletas, esmolas, etc.
Muitos se confundem quanto à diferença entre dízimo, oferta e esmola. O dizimista – e o cristão em geral – deve estar atento à diferença que existe entre essas expressões. Uma não supõe a outra. Ao contrário, uma exclui a outra.

  • Dízimo. É a décima parte* que ofereço a Deus e, em nosso caso, à Igreja. O dízimo é uma forma estipulada e educativa para levar o povo a se lembrar concretamente de Deus na época das colheitas e das crias dos rebanhos. Em nosso caso, como vivemos na cidade e somos assalariados, nosso dízimo é mensal. “Há quem dá generosamente, e sua riqueza aumenta ainda mais; e há quem acumula injustamente, e acaba na miséria. Quem é generoso progride na vida, e quem dá de beber jamais passará sede. O povo amaldiçoa quem sonega alimentos, e abençoa quem os põe no mercado.” (Provérbios 11,24-26)
  • Oferta. Ato de oferecer(-se); oferecimento. V. oferenda...*. A oferta também deve ser feita a partir de um trabalho de conscientização. Oferta não é qualquer coisa que ofereço a Deus, à Igreja. Devemos fazer a oferta de acordo com o impulso do coração. O livro do Êxodo (22,29a) diz: “Não tardarás a oferecer-me as primícias de tua colheita e de tua vindima”.·  
  • Esmola. No dicionário encontramos assim registrado o significado da palavra esmola: “o que se dá aos necessitados, por caridade ou filantropia; óbolo, espórtula. Auxílio, amparo; benefício. Donativo em dinheiro, que se faz ao padre durante a celebração na missa.”*. Jesus, ao desmascarar a hipocrisia dos fariseus, assim se refere às esmolas: “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita” (Mt 6,3).




    Objetivo Específico
          O Dízimo em uma paróquia busca desenvolver dentro da comunidade as três dimensões fundamentais como pastoral: DIMENSÃO RELIGIOSA, DIMENSÃO SOCIAL E DIMENSÃO MISSIONÁRIA
“O Dízimo como Pastoral tem como objetivo máximo de toda Pastoral, a implantação de comunidades, ou seja, forma comunidades. Sob esse aspecto, quer se considere o problema do ponto de vista bíblico, teológico ou sociológico, o sistema do Dízimo se impõe como muito mais verdadeiro, seja como instrumento de construção da comunidade, seja como forma de expressão de sua participação real.” (Estudo da CNBB 8)        
____________________


Meta de Trabalho

A Pastoral do Dízimo tem como meta de trabalho, a conscientização da comunidade sobre o verdadeiro sentido do Dízimo.
“Mostrar a comunidade que a Pastoral do Dízimo na Igreja Católica do Brasil está se impondo como caminho no crescimento espiritual e na sustentação econômica.”

“Dízimo é partilha dos sofrimentos e cria espírito de solidariedade com os irmãos”.
Como funciona a Pastoral do Dízimo na comunidade de São Tiago Menor
A Pastoral é formada por casais ou não membros da pastoral (não necessariamente a escolha do Pároco) - que trabalham em sistema de escalas no Plantão do Dízimo , nas celebrações (missas).  ficarão de plantão, no mínimo Quatro pessoas, podendo ficar mais, dependendo da necessidade.

A Pastoral  também é responsável por realizar as visitas dos nossos Dizimistas no dia do seu aniversário ou de casamento, Como forma de Ação evangelizadora Quando o mesmo consente .

O sistema de recebimento do dízimo adotado pela paróquia é o recolhimento através de carnê. Cada dizimista é possuidor de um carnê numerado e que conforme sua vontade devolverá o dízimo na data e no valor por ele estipulado, nos plantões acima citados.


As Dimensões do Dízimo

DIMENSÃO RELIGIOSA
  • Folhetos para acompanhar a liturgia
  • Folhas de cânticos
  • Velas, vinho, hóstias, som, ....
  • Materiais necessários para catequese: livro, papel, ...
  • Conta de luz, água, telefone, etc.(tudo isso carece de dinheiro)
DIMENSÃO SOCIAL

  • O pobre, a viúva, o menor abandonado, o indigente, o peregrino, o estrangeiro...
  • O dízimo tem um lugar determinado por Deus: Deut 12,11-12
  • Enfim, os que por alguma razão não podem prover seu sustento, são responsabilidade da comunidade
DIMENSÃO MISSIONÁRIA

  • Quando contribuo para que seja desenvolvido um trabalho pastoral eficiente
  • Quando contribuo para que seja criada uma catequese eficaz
  • Quando contribuo na formação de catequistas, animadores de comunidades
  • Quando contribuo na formação de missionários para evangelizar
  • Quando contribuo na preparação e envio de missionários

Orações dos Dizimistas






 ORAÇÃO DOS DIZIMISTAS
     Recebei Senhor, minha oferta!
     Não é uma esmola porque não sois  mendigo.
     Não é uma contribuição porque não precisais.
     Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
     Esta importância representa, Senhor,
                MEU RECONHECIMENTO, MEU AMOR
     Pois, se tenho, é porque me destes.
                                                                             AMÉM




ORAÇÃO DOS DIZIMISTAS 
       Senhor,     
       Trazemos o nosso dízimo de cada dia. Queremos com-partilhar aquilo que temos com aqueles que têm menos que nós.
      Recebe o pouco que temos com a bênção que almejamos.
      Sentimos o dízimo comunitário como experiência e partilha. Partilhamos o que recebemos... Recebemos e damos uma oferta de louvor.
                 Aceite-a. AMÉM

                                                                                                           
Requisitos Para Ser da Pastoral do Dízimo: 
1. SER dizimista pra valer. SER fiel ao Dízimo
2. TER consciência de que o Dízimo é um trabalho pastoral
3. TER conhecimento do que é o Dízimo. Conhecer bem o assunto. Estar preparado para esclarecer dúvidas
4. TER disponibilidade para o Dízimo
5. TER capacidade de trabalhar em equipe e pregar a UNIÃO entre os membros desta equipe
6. TER o concorde do Pároco, da Coordenação e da Pastoral
7. LEMBRAR que não se deixa de ser Agente do Dízimo quando deixamos o nosso Plantão ou Visita. 

“Dízimo é um ato de comunhão fraterna entre os membros da Comunidade, onde se testemunha a vivência dos primeiros cristãos, que tudo partilhavam. “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum” (At 2,4)

 

É HORA DE TRABALHAR 


13 ideias para avançar no Dízimo com alegria
Vamos trabalhar neste texto algumas idéias sobre a dinâmica do dízimo com o sentido de alegria. O dízimo só tem e faz sentido se o mesmo for entendido como algo prazeroso em sua vida. Um dízimo rancoroso ou obrigado ou duvidoso ou de mau gosto não faz bem ao contribuinte e, mesmo aquele que o recebe.
Vamos trabalhar algumas dicas para que os agentes de pastoral percebam o quanto é bom ser um dizimista feliz e realizado na comunidade. Treze idéias são básicas para a nossa reflexão. A saber:
1.Conhecer o Dízimo
Para se conhecer o Dízimo, há a necessidade de alguns elementos essenciais, como por exemplo: leitura. Através da leitura eu tomo contato com uma série de informações importantes para a minha dinâmica de entendimento sobre o dízimo, como é o nosso caso. A partir da leitura e do hábito de ler eu busco informações para o meu crescimento espiritual e pastoral. Imaginem um agente do dízimo que não se interessa pela leitura. Será um caos na pastoral.
Nessa mesma linha eu aprendo a buscar ajuda junto às pessoas mais informadas que eu sobre esse tema. Isso me encoraja a compartilhar com os demais irmãos da caminhada as informações que fomos adquirindo no transcurso desses textos que lemos e meditamos.
A palavra de Deus nos anima nesta leitura de formação. Vamos conferir dois textos para fixarmos a reflexão. Assim:
Pr 1, 2-3: “para dar a conhecer a sabedoria, a educação e compreensão de sentenças inteligentes; para proporcionar uma educação esclarecida: justiça, equidade,retidão”, e Eclo 1, 27-28: “Pois sabedoria e instrução é o temor do Senhor; seu bel-prazer é a felicidade e a doçura. Não sejas indócil ao temos do Senhor, e não te aproximes dele com duplicidade de coração”.e a conclusão de Tiago: “Peça, porém, com fé, sem sentir a menor dúvida, pois aquele que duvida assemelha-se ao ondeio do mar que o vento provoca. Não pense essa pessoa que o Senhor dará o que quer que seja a um homem que esteja dividido e indeciso em todo o seu proceder”(Tg 1,6-8).
A leitura faz a gente criar e desenvolver a imaginação. Preste atenção nessa história:
“Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado… Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação… De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água… A outra criança, vendo que seu amiguinho se afogava, jogou uma pedra e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguido quebrá-lo e salvar seu amigo…” Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: “- Como você fez isso? È impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas”. Nesse instante, apareceu um ancião e disse: “-Eu sei como ele conseguiu!”.Todos perguntaram: “-Como?”. O ancião respondeu: “-Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não poderia fazer!”. Se podes imaginar, podes conseguir. Certamente é esta a lição que nos fica dessa lenda.
2. Conhecer a Bíblia – essa é a única e a mais acertada saída para se compreender o dízimo na comunidade. Se existem muitas resistências devido ao desconhecimento da Palavra de Deus.
3. Conhecer seu Dízimo - como ele é organizado.
4. Amor que faz acreditar - como você faz para conseguir um outro dizimista.
5. Organização do agente de pastoral do dizimo.
“Nossa ambição não é fazer negócios, mas amar a Deus.
Para amar a Deus, é preciso viver. Para viver a gente tem que equilibrar o orçamento”.
(Abade D. Sebastião)
6. Nunca prometer demais.
7. Dizimo resolve o problema da paróquia.
8. Fidelidade a toda prova.
“É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca”. (D.Helder Câmara)
9. Evitar a imaginação curta.
Existem pessoas nas comunidades, que freqüentam a Igreja com muita assiduidade, que não consegue progredir na reflexão, no pensamento, na atividade de pastoral. São aquelas que continuam sempre a mesma coisa ano a ano a fio. Os anos passam e elas sempre ficam para trás. São pessoas que nunca aparecem com novidades; não são pessoas que somam às demais. Parecem sumir a cada ano que passa. A dinâmica da Igreja está sempre em evolução. É bem a história da semente do semeador que saiu para a sua tarefa de semear a semente em tantos terrenos. Jesus sabia muito bem disso e disse: ( Mateus 13,1-9): “Ele lhes disse muitas coisas em parábolas. Eis que o semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho ; e os pássaros do céu vieram e comeram tudo. Outras caíram …”(na sua paróquia…)
10. Buscar dizimistas arrojados.
11. Enviar vários bilhetes de agradecimento aos Dízimistas.
12.Você pode mudar a sua paróquia – mais que dizimista.
13. Mostre o beneficio do dizimo – conte sua história para os outros ouvirem.



A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO DO DÍZIMO


Ao lado de uma pequena mesa estavam sentados dois agentes da pastoral do dízimo. Enquanto um deles acolhia as pessoas o outro organizava as fichas e pelos canhotos dos carnês ia anotando os valores entregues pelos dizimistas. Uma rotina semanal. Mas naquele domingo o agente da pastoral notou que mais pessoas estavam comparecendo com as suas contribuições e ele então se lembrou que na véspera tinha saído uma reportagem muito positiva numa rede de televisão católica sobre a importância do dízimo como instrumento de evangelização. A divulgação é muito importante para conscientizar as pessoas – ele pensou. De fato, mesmo dizimistas que estavam a muito tempo sem contribuir estavam procurando a equipe para trazer o seu dízimo. Ao final dos trabalhos daquele dia o agente procurou o responsável pela pastoral do dízimo e sugeriu que se fizesse uma campanha de divulgação e conscientização sobre a importância do dízimo para a comunidade. O padre foi consultado e considerou a idéia muito boa e logo deu andamento à sugestão convocando o Conselho de Pastoral da paróquia para uma reunião e durante a tal reunião foi estabelecido um final de semana para a conscientização nas missas. Um leigo foi convidado a fazer uma reflexão de 15 minutos antes do ofertório de cada missa daquele final de semana. Muitos dizimistas e outros paroquianos que se tornaram novos dizimistas foram tocados por suas colocações sobre o valor do dízimo para o dizimista e para a sua comunidade. Uma das coisas que marcou na fala daquele animador foi sobre a necessidade de alimentar o entusiasmo dos dizimistas pela sua fidelidade e pela sua opção de retribuir através do dízimo. Ele disse que o dízimo é, com certeza, senão a melhor – pelo menos uma das melhores formas de participar do compromisso de ser Igreja porque é uma forma regular de prover as necessidades da comunidade que se repetem cada mês. O próprio agente se sentiu mais motivado a perseverar em sua condição de dizimista e agradeceu a Deus por seu privilégio de participar de uma forma concreta da vida de sua comunidade de irmãos. Ele se lembrou dos tempos que não participava da Igreja e o vazio que era a sua vida então. Certo dia, desempregado, ele depois de muitas idas e vindas procurando emprego no centro da cidade, entrou em uma igreja para sentar-se por alguns minutos e descansar um pouco. Instantes depois teve início a celebração de uma missa da qual ele acabou participando até o fim. Na homilia o padre falava sobre a comunidade, a família, o trabalho, a solidariedade. Assuntos que tocavam de perto à sua realidade e que encheram de conforto o seu coração já quase desanimado da luta. Naquele dia ele não conseguira arranjar um emprego – o que só veio a acontecer meses mais tarde, - mas resgatara valores muito importantes da fé da sua juventude e desde então voltara a participar regularmente de sua comunidade. Assim que arranjou um emprego começou a retribuir fielmente com o dízimo e percebeu que isso lhe trazia uma grande satisfação interior – um senso de participação plena no dinamismo da vida em sua comunidade de fé. Mais uma vez deu graças a Deus pelo privilégio de participar da vida da Igreja em sua comunidade de irmãos. Mais uma vez estava ali fazendo as anotações nas fichas dos irmãos dizimistas e desta vez um sorriso iluminado e confiante se estampava em sua face!



Nenhum comentário:

Postar um comentário