SÃO TIAGO MENOR


"Tiago, filho de Alfeu, é identificado nos Evangelhos como "irmão do Senhor", termo usado para designar parentesco de primos. Governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de "o Menor" para não ser confundido com São Tiago, o Maior, que era irmão de São João".


O Apóstolo Tiago, Filho de Alfeu

A identificação dos Tiagos, das Marias, e dos irmãos do Senhor, tem sido por muito tempo um ponto de discussão pelos críticos, e aqui não haveria lugar para ficar remoendo suas teorias e argumentos. Mas, depois de olhar para diferentes lados da questão, ainda acreditamos que o nosso apóstolo é o mesmo Tiago que foi um homem importante para a igreja de Jerusalém - o mesmo que escreveu "A Epístola Universal de Tiago" - e que também é chamado de irmão do Senhor e apelidado de "o Justo" e "o Menor", provavelmente por causa de sua baixa estatura. A identificação de pessoas em tais histórias costuma ser extremamente difícil, graças ao hábito, tão comum entre os judeus, de se referir às pessoas pelas suas relações - como a relação de irmão e irmã - e pelo fato de que quase todos eles possuíam dois ou mais nomes.

Nas quatro listas dos apóstolos, Tiago sempre se mantém no mesmo lugar. Ele lidera a terceira classe. Pedro parece liderar o primeiro grupo, Filipe o segundo, e Tiago o terceiro. Muito pouco se sabe sobre Tiago até o período posterior à ressurreição. Pelo que Paulo relata em (
1 Coríntios 15:7, 7Mais tarde apareceu a Tiago, e a todos os apóstolos.) é evidente que Tiago tinha sido honrado com uma conversa pessoal com o Senhor antes de Sua ascensão. Isto foi antes do dia de Pentecostes, e pode ter ocorrido para incentivo, orientação e fortalecimento especial do apóstolo. Vamos agora observar as principais passagens que nos dão base para adquirirmos nosso conhecimento sobre Tiago.

No 
primeiro capítulo de Atos o encontramos, junto com os outros, à espera da promessa do Pai, o dom do Espírito Santo. Depois disso o perdemos de vista, até que ele é visitado por Paulo (Gálatas 1:18,19
Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias.
Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor.
) por volta do ano 39 d.C. Ali o encontramos na mesma posição de Pedro como um apóstolo. Ele era, nesse tempo, o supervisor (ou bispo) da igreja em Jerusalém, e se encontrava no mesmo nível dos principais apóstolos. O lugar que ele ocupava na estima de Pedro é evidente a partir do fato de que, quando Pedro foi liberto da prisão, ele desejava que a informação sobre sua libertação fosse enviada a "Tiago e aos irmãos." (Atos 12:17)

Em 50 d.C., encontramo-lo no concílio apostólico, onde parece exercer juízo na assembleia. "Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus." (
Atos 15:19) Não existe nenhum relato de outros apóstolos falando desta maneira. Parece que ele tinha adquirido grande posição e autoridade apostólica. Por volta do ano 51, quando Paulo fez outra visita a Jerusalém, ele reconhece Tiago como um dos "pilares" (ou "colunas") da igreja, e cita seu nome antes do de Cefas (Pedro) e João (Gálatas 2:9 9 Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo:). Mais uma vez, por volta do ano 58, Paulo fez uma visita especial a Tiago, na presença de todos os anciãos. "E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos estavam presentes." (Atos 21:18) Vê-se facilmente, a partir destas poucas observações, que Tiago tinha a mais alta estima dos demais apóstolos, e que ocupava uma posição importante na igreja de Jerusalém. Seu apego ao judaísmo era profundo e sério, e seu avanço no cristianismo parece ter sido lento e gradual. Ele era um oposto perfeito de Paulo, e Pedro era o meio-termo entre ambos. 

Devemos a Tiago, os práticos, sensíveis e prudentes ensinamentos. Como esta advertência, sempre muito atual: " Se alguém pensa ser religioso, mas não freia sua língua e engana seu coração então é vã sua religião. A religião pura e sem mácula, aos olhos de Deus, nosso Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições e conservar-se puro da corrupção deste mundo" (Tg 1, 26-27).

O martírio de Tiago aconteceu por volta do ano 62, mais ou menos trinta anos depois do Pentecostes. O testemunho da antiguidade é universal quanto à sua distinta piedade e santidade. Sua humildade, também, sempre é relatada como sendo grande: um parente próximo, ele se auto-intitula de servo de Jesus Cristo, e não faz nada além de se chamar pelo título de apóstolo. Por causa de sua reputação por ter uma vida santa e justa, ele foi universalmente denominado "Tiago, o Justo." E, como se conformava aos costumes judaicos em certa medida, ele não era, definitivamente, tão ofensivo aos olhos de seus compatriotas incrédulos como o apóstolo dos gentios (Paulo). Mas, mesmo com a elevada opinião que, acredita-se, as pessoas tinham sobre seu caráter, sua vida foi prematuramente terminada com o martírio. 

Sobre a morte de Tiago, o Menor, que foi o primeiro apóstolo a dar a vida em nome de Jesus, possuímos informações de antiga data. Entre as mais prováveis estão as do historiador hebreu José Flávio, segundo o qual, o apóstolo teria sido apedrejado e pisoteado no ano 61 ou 62, pelo sumo pontífice Anás II, que se aproveitou da morte do íntegro Papa Festo para eliminar o bispo de Jerusalém.


O MARTIRIO

"Agora Tiago, o irmão do Senhor, que (como há muitos com esse nome) tinha por sobrenome o Justo por todos (oj ajdelfov" tou " Kurivou jIavkwbo" jo ojnomasqei "; uJpo; pavntwn divkaio"), do Senhor tempo, mesmo à nossa, recebeu o governo da igreja com (ou) dos apóstolos [Metav, em conjunto com, ou de acordo com outra leitura, para: tw'n ajpostovlwn, o que mais claramente distingui-lo dos apóstolos]. Este [UO | para não "este apóstolo homem] foi consagrado desde o ventre de sua mãe. Ele bebia nem vinho nem bebida forte, e absteve-se de alimento animal. Navalha não veio em cima de sua cabeça, ele nunca se ungiu com óleo, e nunca utilizou um banho [provavelmente o luxo do banho romano, com sua sudatório, frigidarium, etc, mas não excluindo as abluções usual praticado por todos os devotos judeus]. Ele só foi autorizado a entrar no santuário [não o santo dos santos, mas o tribunal dos sacerdotes]. Ele não usava lã, mas só vestidos de linho. Ele tinha o hábito de entrar no templo sozinho, e muitas vezes era encontrado de joelhos dobrados, e interceder para o perdão do povo, de modo que seus joelhos se tornou tão duros como a de um camelo, por conta de sua súplica constante e ajoelhado diante de Deus . E, de facto, por conta de sua devoção muito grande, ele foi chamado o Justo [Zaddik] e Oblias [divkaio "kai; wjbliva", provavelmente uma corrupção do hevraico Ophel am, Torre do Povo], o que significa justiça e baluarte do povo (perioch; 'tou’ ‘laou’), como os profetas declaram que lhe digam respeito. Algumas das sete seitas do povo, citado por mim acima nas minhas memórias, costumavam perguntar-lhe qual era a porta, [provavelmente a estimativa ou a doutrina] de Jesus? e Ele respondeu que Cristo era o Salvador. E destes alguns acreditavam que Jesus é o Cristo. Mas as seitas citadas não acreditaram na ressurreição, ou que ele estava vindo para dar a cada um segundo as suas obras, como muitos, no entanto creram, por conta de Tiago. E quando muitos dos governantes também acreditaram, surgiu um tumulto entre os judeus, escribas e fariseus, dizendo que todo o povo estava em perigo ao olharem para Jesus como o Messias. Foram, pois, juntos, e disseram a Tiago: Suplicamos-te, contêm as pessoas, que são desviados por Jesus, como se ele fosse o Cristo. Suplicamos-te para convencer todos os que estão chegando para a festa da Páscoa, juntamente por causa Jesus, pois todos nós temos confiança em ti. Para nós e todo o povo testemunha que és justo, e não fazes acepção de pessoas. Persuade, por conseguinte, o povo a não se deixar seduzir por Jesus, por nós e todas as pessoas têm grande confiança em ti. Ergue-te, pois sobre o pináculo do templo, para que sejas bem visível no alto, e as tuas palavras podem ser facilmente ouvidas por todo o povo, para todas as tribos se uniram por conta da Páscoa, com alguns dos gentios também. Os escribas e fariseus citados, portanto, colocaram Tiago sobre o pináculo do templo, e gritaram-lhe: "Ó tu, apenas um homem, a quem devemos todos acreditar, pois o povo é desviado por Jesus que foi crucificado, declara a nós o que é a porta de Jesus o que foi crucificado. " E ele respondeu com uma voz alta: "Por que perguntais-me a respeito de Jesus o Filho do Homem? Ele está agora sentado no céu, na mão direita do grande poder, e está prestes a vir sobre as nuvens do céu". E como muitos foram confirmados, e exultaram com este testemunho de Tiago, disseram: "Hossana ao Filho de David", esses mesmos sacerdotes e fariseus disseram uns aos outros: "Nós fizemos mal em proporcionar esse testemunho a Jesus, mas subamos e derrubá-lo, para que tenham pavor para acreditarem nele. " E eles gritaram: "Ho, ho, o Justo a si mesmo se engana." E eles cumpriram o que está escrito em Isaías: "Vamos tirar o Justo, porque ele é ofensivo para nós, portanto comerão do fruto das suas obras." [Comp. É. 3:10.]

E subindo, eles lançaram o homem justo, dizendo uns aos outros: "Vamos apedrejar Tiago, o Justo." E começaram a apedrejá-lo, como ele não morreu de imediato quando lançaram para baixo, mas voltando-se, ajoelhou-se, dizendo: Eu suplico, ó Senhor Deus e Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem ". Assim, o apedrejavam, quando um dos sacerdotes dos filhos de Rechab, filho dos rechabites, de que falou o profeta Jeremias (Jr 35:2), clamou, dizendo: "Parai, o que vocês estão fazendo? O Justo está orando por vocês." E um deles, uma mais vez, espancou até sair fora o cérebro com o taco que ele usou para tirar as roupas. Assim, ele sofreu o martírio, e foi sepultado no local onde está seu túmulo e ainda permanece, pelo templo. Tornou-se uma testemunha fiel, tanto para os judeus e gregos, que Jesus é o Cristo.

Fonte Relatos da Historia de Tiago Filho de Alfeu 



São Tiago, o Menor, sempre foi considerado um homem de grande pureza, total dedicação e abnegação, vivendo desde o nascimento consagrado a Deus. Sua vida foi santa e de muita austeridade. Converteu muitos judeus à fé cristã, antes de receber a coroa do martírio. Suas relíquias foram colocadas na igreja dos santos Apóstolos, em Roma, e sua festa se celebra no dia 3 de maio.